Login:

AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

Conheça 4 inovações na saúde

18 de abril de 202216:13

Ao longo dos anos, vemos as profissões se reinventando de acordo com as necessidades de cada área, além das possibilidades que a tecnologia oferece para cada uma delas. E uma das áreas que teve bastante destaque nesse quesito foi a da saúde.

Encontrar inovações na saúde é uma maneira de conhecer formas diferentes de trabalhar, de prestar serviços e inserir mais tecnologias na área. Tudo isso na intenção de otimizar as consultas, exames, diagnósticos, tratamentos etc.

Durante o período de pandemia, essas inovações no setor ficaram ainda mais visíveis. Além disso, foi fácil entender como ter novidades na área da saúde é importante, desde como realizar as consultas até os exames. 

De avanços simples a grandes inovações, o texto de hoje vai abordar algumas dessas modificações que estão acontecendo no setor da saúde. Para conhecer um pouco sobre cada uma delas, continue a leitura!

Teleconsulta

O movimento de aderência à teleconsulta foi fortemente intensificado pela pandemia do novo coronavírus. O objetivo principal dessa medida foi evitar grandes aglomerações. E para que isso acontecesse, o Governo Federal publicou uma portaria que regulamenta o serviço aqui no Brasil, que autoriza:

  • teleconsulta;
  • telemonitoramento;
  • teleorientação. 

A portaria veio com o intuito de ser uma regulamentação temporária, apenas durante a pandemia. Entretanto, com os benefícios e facilidades que essa modalidade tem oferecido, é esperado que continue permitido, mesmo após a pandemia.

Inteligência Artificial

Há algum tempo a gente já ouve sobre a inteligência artificial (IA) e ela vem conquistando seu espaço em diversas áreas diferentes. Na saúde, ela pode exercer diversas frentes os com chatbots, por exemplo, para:

  • agendamento de consulta;
  • agendamento de exames;
  • triagem antes de ir para o atendimento humano.

Além disso, é possível utilizar as tecnologias da IA para auxiliar em cirurgias, em pré-diagnósticos, organização do fluxo de trabalho dos hospitais e consultórios etc.

Impressão 3D

A impressão 3D pode estar presente em diversas áreas na saúde. Já falamos aqui no blog sobre o uso dessas impressões na Odontologia. Entretanto, elas também podem ser utilizadas no desenvolvimento de órteses e próteses, por exemplo.

Já foram desenvolvidos braços e pernas robóticos e a próxima meta é criar músculos, ossos e cartilagens, que vão levar a soluções de diversas doenças.

Além dessas situações, é possível utilizar as impressões 3D para otimizar diagnósticos. Isso acontece em situações de ultrassom, por exemplo, que permite digitalizar as imagens para imprimir os órgãos que serão analisados.

Realidade aumentada

Assim como a inteligência artificial, a realidade aumentada também oferece diversos benefícios para a saúde, principalmente no que se refere aos diagnósticos de doenças e aos procedimentos cirúrgicos. 

Com ela, é possível utilizar um sistema de sobreposição de imagens que possibilita uma precisão maior para encontrar a região que precisa ser operada, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil para os médicos entenderem como os órgãos do paciente se encontram no pré-operatório e, a partir disso, conseguir fazer uma cirurgia com maior sucesso.

Essas são algumas das inovações que já estão presentes na área da saúde e seguem se atualizando para trazer mais benefícios para os médicos tanto quanto para os pacientes. 

Já ouviu falar sobre mais alguma inovação que não comentamos no texto de hoje? Conta para a gente!

Compartilhe:

© 2022 FATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram