Login:AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

Biomedicina

O compromisso do Curso Superior em Biomedicina tem por objetivo graduar profissionais que atuem como agentes de transformação com habilidade e diversas competências e orientação para emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios, e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, cito patológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança.

MODALIDADE
Ensino a distância
TURNO NO PRESENCIAL
-
REGIME
Semestral
COORDENAÇÃO DE ÁREA
Profº. Me. Douglas Dal Molin
UNIDADE
Telêmaco Borba | Tibagi | Ortigueira
POR QUE ESTUDAR Biomedicina?
ONDE VOU TRABALHAR?
QUEM FEZ RECOMENDA!
OUTRAS INFORMAÇÕES

A possibilidade do EAD abre caminho para a expansão e democratização do Ensino Superior, levando Educação a locais/regiões distantes, tornando a UNIFATEB, e o Curso Superior de Bacharelado em Biomedicina uma experiência educacional que, partindo de bases sólidas construídas, avança em direção a municípios do interior do Paraná, oportunizando o acesso ao ensino superior a todos aqueles que por muito tempo sonharam com essa formação, mas lhes era inacessível devido às distâncias geográficas ou outras dificuldades de acesso.

No intuito de atender ao que se observa na sociedade, a UNIFATEB desenvolve e justifica a oferta do Curso Superior de Bacharelado em Biomedicina, na modalidade a distância, visando formar profissionais qualificados para atender à demanda regional/nacional. O curso oferece boas oportunidades para que o profissional possa se desenvolver no mercado de trabalho, apresentando um crescimento contínuo e sustentável, possibilitando a inclusão profissional daqueles que buscam realizar seus sonhos em uma sociedade verdadeiramente democrática e com justiça social.

A proposta para o Curso Superior de Bacharelado em Biomedicina, na modalidade a distância, busca desenvolver um ensino superior de qualidade, considerando todas as suas dimensões, refletindo em uma sólida formação do aluno, com a constante de aprimoramento do seu corpo docente com a atualização periódica da matriz curricular, visando à sua contínua adaptação às novas necessidades sociais.

A intensa dinâmica de transformações na sociedade moderna impacta, de maneira incisiva, a sociedade, o Estado, as empresas, o perfil de atuação de novos profissionais e no exercício da cidadania. Assim, verificamos a emergência de novas profissões que surgem com o avanço científico, tecnológico e institucional para atender essas novas necessidades, bem como profissionais capacitados para atuação nas mesmas.

A oferta deste curso não traz apenas reflexos e benefícios para aqueles que pretendem atuar como profissionais neste setor, mas à comunidade em geral, pois além de oferecer perspectivas de trabalho, coloca a serviço da sociedade profissionais que contribuirão para que a atenção à saúde seja ampliada com a disponibilidade de profissionais qualificados e éticos.

Assim, o acompanhamento das necessidades profissionais e da demanda de mercado sempre foram objeto do constante planejamento e instrumentalização do corpo docente. Neste sentido, e também no constante contato com representantes das empresas e sindicatos do setor, o aperfeiçoamento e atualização da proposta curricular é uma demanda e compromisso do curso, e da UNIFATEB.

O curso visa o desenvolvimento de competências, habilidades e bases tecnológicas adequados às necessidades impostas à profissão, esta última tendo como fonte o monitoramento contínuo das demandas de entidades representativas do setor. Há falta de profissionais qualificados, principalmente nas localidades onde a UNIFATEB possui seus polos, assim como nacionalmente.

O mercado de trabalho para Biomedicina oferece as principais oportunidades em laboratórios, clínicas e hospitais. podendo se especializar nas áreas a seguir:

A área da saúde é um campo que sempre está em expansão no mercado de trabalho, pois o índice de vida do ser humano está em crescimento e, com isso, aumenta a preocupação com o bem-estar físico e emocional das pessoas. Desse modo, o profissional que se formar em Biomedicina terá sempre uma boa oportunidade de emprego. No entanto, é necessário que o biomédico se mantenha atualizado e domine uma língua estrangeira. Confira abaixo algumas das possibilidades nessa carreira.

Setor público
Muitos profissionais formados em Biomedicina almejam trabalhar no setor público porque podem adquirir maior estabilidade financeira. Mas, para conseguir um cargo nesse setor, é necessário ser aprovado em um concurso público. Abaixo estão listados alguns locais públicos onde o biomédico pode exercer suas funções:

· Hospitais;
· Universidades;
· Laboratórios de pesquisa;
· Secretarias de saúde;
· Vigilância sanitária;
· Centros de saúde e de epidemiologia.

Setor privado
No setor privado existem muitas oportunidades de emprego para o biomédico que desejar seguir essa opção. Veja a seguir:

· Hospitais;
· Laboratórios de pesquisa;
· Universidades;
· Indústrias biológicas;
· Laboratório de análises clínicas;
· Clínicas de imagenologia;
· Clínicas de reprodução humana;
· Indústria de alimentos e bioderivados.

Exterior (Diferencial – UNIFATEB – Programas de Internacionalização/Mobilidade Acadêmica)*
O biomédico pode optar por trabalhar no exterior, mas para isso é necessário dominar uma língua estrangeira, de preferência a língua inglesa. Veja a seguir algumas opções para o biomédico no exterior:

· Laboratório de pesquisa molecular;
· Laboratório de manipulação;
· Hospitais.

Áreas de Atuação do Biomédico
Acupuntura
Análise Ambiental
Análises Bromatológicas
Auditoria
Banco de Sangue
Biologia Molecular
Biomedicina Estética
Bioquímica
Citologia Oncótica
Docência e Pesquisa
Farmacologia
Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico
Genética
Gestão das Tecnologias de Saúde
Hematologia
Histotecnologia Clínica
Imagenologia
Imunologia
Informática de Saúde
Microbiologia
Microbiologia dos Alimentos
Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório
Parasitologia
Patologia Clínica
Perfusão Extracorpórea
Radiologia
Reprodução Humana
Sanitarista
Saúde Pública
Toxicologia

Fonte: Conselho Federal de Biomedicina (CFBM): https://cfbm.gov.br/profissionais/mercado-de-trabalho/

 

Clique aqui para conhecer a matriz curricular do curso de Biomedicina da UNIFATEB. 

 

DECRETO Nº 88.439, DE 28 DE JUNHO DE 1983
Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biomédico de acordo com a Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979 e de conformidade com a alteração estabelecida pela Lei nº 7.017, de 30 de agosto de 1982.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 81, item III da Constituição e tendo em vista o disposto no artigo 34 da Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979 e nos artigos 1° e 2º da Lei nº 6.686, de 11 de setembro de 1979.

© 2022 UNIFATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram