Login:AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis da UNIFATEB possui como premissa formar profissionais que organizem o setor contábil, financeiro e fiscal de todas as entidades do setor público e privado ou até mesmo de uma pessoa física. Com um perfil dinâmico, capacidade de inovar, contribuir com a sustentabilidade e as estratégias do negócio com base em todo conhecimento técnico, o profissional egresso da UNIFATEB sairá preparado para ser responsável por registrar e controlar contas, avaliar patrimônios financeiros, acompanhar políticas tributárias, realizar auditorias e perícias contábeis entre tantas outras funções de um contador.

MODALIDADE
Presencial e a distância
TURNO NO PRESENCIAL
Noturno
REGIME
Semestral
COORDENAÇÃO DE ÁREA
Profª Ma. Sandra Merlo
UNIDADE
Telêmaco Borba | Tibagi | Ortigueira
POR QUE ESTUDAR Ciências Contábeis?
ONDE VOU TRABALHAR?
QUEM FEZ RECOMENDA!
OUTRAS INFORMAÇÕES

– Manter permanentemente sólida infraestrutura patrimonial, material e de recursos humanos, capaz de ensejar aos alunos oportunidades mais promissoras para motivá-los ao crescimento pessoal e social por meio do estudo e da pesquisa;

– compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização contábil/administrativa;

– adotar metodologias variadas de ensino, capazes de proporcionar melhor aproveitamento pelos alunos, além de valorizar o conhecimento inerente ao profissional competente e com capacidade de compreensão da importância do contínuo aperfeiçoamento do espírito crítico, da pró-atividade e da autoconfiança, que devem permear o conhecimento nas mais variadas áreas do estudo da Ciência da Contabilidade;

– possibilitar ao acadêmico pleno domínio das responsabilidades funcionais, envolvendo apurações, auditorias, perícias e arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;

– buscar de forma participativa e permanente, aliar-se com os gerentes sociais e profissionais da sociedade, com finalidade de espelhar-se e manter em perfeita sintonia com a realidade social e profissional, visando, desta forma, proporcionar aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos e técnicas pessoais e sociais no seu campo de trabalho, capazes de contribuir para um competente desempenho profissional;

– levar o acadêmico a conhecer e compreender os ambientes de atuação do profissional contador;

– atuar com ética e responsabilidade social contribuindo para a formação de uma sociedade justa;

– compreender as inter-relações, através de discussões dos conhecimentos da área de ciências humanas;

– possibilitar a aquisição da formação básica para a utilização de instrumentos de pesquisa.

Todos estes elementos aqui apresentados, juntamente com um trabalho sério entre professores e acadêmicos, por certo, conduzirá a um profissional inserido dentro do contexto atualizado da Ciência da Contabilidade.

A fim de criar critérios mais refinados na formação e inclusão dos futuros profissionais da Contabilidade, o CRC – Conselho Federal de Contabilidade, após inúmeras discussões com os diversos Conselhos Regionais, e também após a ouvida dos profissionais contadores atuantes, resolveu implementar o Exame de Suficiência. A Resolução CFC nº 853/99 instituiu, desde 28/07/99, o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade; enquanto que a Resolução nº 1373/11, publicada em 14 de Dezembro de 2011, do Conselho Federal de Contabilidade, instituiu a obrigatoriedade do Exame de Suficiência, como requisito de avaliação para a concessão do registro profissional.

Os contadores somente poderão exercer a profissão contábil, depois de regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade, aos quais estiverem sujeitos. A fiscalização do exercício da profissão é exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Áreas de atuação

Contabilidade Fiscal – participa de elaboração de informações para o fisco, sendo responsável pelo planejamento tributário da empresa.

Contabilidade Pública – atua no controle e gestão de finanças publica, sendo que este é um campo que possui bastante mercado de trabalho em todos os âmbitos da organização publica.

Contabilidade de Custos – atualmente, talvez seja a área mais valorizada no Brasil e no mundo. Tornou-se muito importante com a redução da taxa de inflação e a abertura econômica aos produtos estrangeiros. Fornece importantes informações na formação de preço da empresa.

Contabilidade Gerencial – voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema gerencial. O “controller” é um dos profissionais com melhores remunerações no mercado.

Auditoria – através de empresas de auditoria ou através de setores internos da organização, controla a confiabilidade das informações e a legalidade dos atos praticados pelos administradores.

Perícia Contábil – atua na elaboração de laudos em processos judiciais ou extrajudiciais. Área de atuação exclusiva do contador.

Análise Econômico-financeira – denominação moderna para a análise de balanços. Atua na elaboração de análises sobrea situação patrimonial de uma organização a partir de seus relatórios contábeis.

Avaliação de Projetos – elaboração e análise de projetos de viabilidade a longo prazo, com a estimativa do fluxo de caixa e o cálculo de sua atratividade para a empresa.

Áreas Emergentes

Além das citadas anteriormente, é importante destacar algumas áreas emergentes onde ha uma grande perspectiva de crescimento profissional. Estas áreas são atualmente um grande campo de trabalho para o contador.

Contabilidade Atuarial – responsável pela contabilidade de fundos de pensão e empresas de previdências privada.

Contabilidade Ambiental – responsável por informações sobre o impacto ambiental da empresa no meio ambiente.

Contabilidade Social – dimensiona o impacto social da empresa , com sua agregação de riqueza e seus custos sociais, produtividade, distribuição de riquezas, etc.

Essa áreas detectadas podem ser exercidas pelo bacharel em Ciências Contábeis em cargos de chefia, subchefia, diretoria, responsável, encarregado, supervisor, superintendente, gerente. E subgerente de qualquer unidade administrativa onde se processem e exijam serviços contábeis.

 

© 2022 UNIFATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram