Login:

AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis da UNIFATEB possui como premissa formar profissionais que organizem o setor financeiro de uma empresa ou de uma pessoa física. Com capacidade de inovar, contribuir com a sustentabilidade e as estratégias do negócio com base em todo conhecimento técnico, o profissional egresso da UNIFATEB sairá preparado para registrar e controlar contas, avaliar patrimônios financeiros, acompanhar políticas tributárias, entre tantas outras funções de um contador.

MODALIDADE
Presencial e EAD
TURNO NO PRESENCIAL
Noturno
REGIME
Seriado semestral
COORDENAÇÃO DE ÁREA
Profª Ma. Sandra Merlo
UNIDADE
Telêmaco Borba
POR QUE ESTUDAR Ciências Contábeis?
ONDE VOU TRABALHAR?
QUEM FEZ RECOMENDA!
OUTRAS INFORMAÇÕES

– Manter permanentemente sólida infraestrutura patrimonial, material e de recursos humanos, capaz de ensejar aos alunos oportunidades mais promissoras para motivá-los ao crescimento pessoal e social por meio do estudo e da pesquisa;

– compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização contábil/administrativa;

– adotar metodologias variadas de ensino, capazes de proporcionar melhor aproveitamento pelos alunos, além de valorizar o conhecimento inerente ao profissional competente e com capacidade de compreensão da importância do contínuo aperfeiçoamento do espírito crítico, da pró-atividade e da autoconfiança, que devem permear o conhecimento nas mais variadas áreas do estudo da Ciência da Contabilidade;

– possibilitar ao acadêmico pleno domínio das responsabilidades funcionais, envolvendo apurações, auditorias, perícias e arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;

– buscar de forma participativa e permanente, aliar-se com os gerentes sociais e profissionais da sociedade, com finalidade de espelhar-se e manter em perfeita sintonia com a realidade social e profissional, visando, desta forma, proporcionar aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos e técnicas pessoais e sociais no seu campo de trabalho, capazes de contribuir para um competente desempenho profissional;

– levar o acadêmico a conhecer e compreender os ambientes de atuação do profissional contador;

– atuar com ética e responsabilidade social contribuindo para a formação de uma sociedade justa;

– compreender as inter-relações, através de discussões dos conhecimentos da área de ciências humanas;

– possibilitar a aquisição da formação básica para a utilização de instrumentos de pesquisa.

Todos estes elementos aqui apresentados, juntamente com um trabalho sério entre professores e acadêmicos, por certo, conduzirá a um profissional inserido dentro do contexto atualizado da Ciência da Contabilidade.

A fim de criar critérios mais refinados na formação e inclusão dos futuros profissionais da Contabilidade, o CRC – Conselho Federal de Contabilidade, após inúmeras discussões com os diversos Conselhos Regionais, e também após a ouvida dos profissionais contadores atuantes, resolveu implementar o Exame de Suficiência. A Resolução CFC nº 853/99 instituiu, desde 28/07/99, o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade; enquanto que a Resolução nº 1373/11, publicada em 14 de Dezembro de 2011, do Conselho Federal de Contabilidade, instituiu a obrigatoriedade do Exame de Suficiência, como requisito de avaliação para a concessão do registro profissional.

Os contadores somente poderão exercer a profissão contábil, depois de regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade, aos quais estiverem sujeitos. A fiscalização do exercício da profissão é exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Áreas de atuação

Contabilidade Fiscal – participa de elaboração de informações para o fisco, sendo responsável pelo planejamento tributário da empresa.

Contabilidade Pública – atua no controle e gestão de finanças publica, sendo que este é um campo que possui bastante mercado de trabalho em todos os âmbitos da organização publica.

Contabilidade de Custos – atualmente, talvez seja a área mais valorizada no Brasil e no mundo. Tornou-se muito importante com a redução da taxa de inflação e a abertura econômica aos produtos estrangeiros. Fornece importantes informações na formação de preço da empresa.

Contabilidade Gerencial – voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema gerencial. O “controller” é um dos profissionais com melhores remunerações no mercado.

Auditoria – através de empresas de auditoria ou através de setores internos da organização, controla a confiabilidade das informações e a legalidade dos atos praticados pelos administradores.

Perícia Contábil – atua na elaboração de laudos em processos judiciais ou extrajudiciais. Área de atuação exclusiva do contador.

Análise Econômico-financeira – denominação moderna para a análise de balanços. Atua na elaboração de análises sobrea situação patrimonial de uma organização a partir de seus relatórios contábeis.

Avaliação de Projetos – elaboração e análise de projetos de viabilidade a longo prazo, com a estimativa do fluxo de caixa e o cálculo de sua atratividade para a empresa.

Áreas Emergentes

Além das citadas anteriormente, é importante destacar algumas áreas emergentes onde ha uma grande perspectiva de crescimento profissional. Estas áreas são atualmente um grande campo de trabalho para o contador.

Contabilidade Atuarial – responsável pela contabilidade de fundos de pensão e empresas de previdências privada.

Contabilidade Ambiental – responsável por informações sobre o impacto ambiental da empresa no meio ambiente.

Contabilidade Social – dimensiona o impacto social da empresa , com sua agregação de riqueza e seus custos sociais, produtividade, distribuição de riquezas, etc.

Essa áreas detectadas podem ser exercidas pelo bacharel em Ciências Contábeis em cargos de chefia, subchefia, diretoria, responsável, encarregado, supervisor, superintendente, gerente. E subgerente de qualquer unidade administrativa onde se processem e exijam serviços contábeis.

 

Matriz Curricular a partir de 2019

Conceito Preliminar de Curso – CPC: 03.  Conceito de Curso – CC: 03
Número de Vagas: 100 vagas anuais

© 2022 FATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram