Login:AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

Pedagogia

O curso de Pedagogia da UNIFATEB possui como premissa formar profissionais multidisciplinares, capaz de atuar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, seja na gestão ou na docência, como também nos ambientes não-escolares.

A construção de saberes fundamentais à atuação do Pedagogo é estabelecida pelo diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão, conectando os aspectos sociais com as normas educacionais do país.

MODALIDADE
Presencial e a distância
TURNO NO PRESENCIAL
Noturno
REGIME
Semestral
COORDENAÇÃO DE ÁREA
Profª Ma. Sandra Merlo
UNIDADE
Telêmaco Borba | Tibagi | Ortigueira
POR QUE ESTUDAR Pedagogia?
ONDE VOU TRABALHAR?
QUEM FEZ RECOMENDA!
OUTRAS INFORMAÇÕES

Formar docentes capazes de:
– Exercer funções de magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
– Desenvolver o senso crítico para a escolha de materiais e elaboração para a sua prática pedagógica;
– Proporcionar atividades que compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
– Compreender os aspectos políticos, sociais, pedagógicos e epistemológicos como constitutivos do planejamento e do exercício da ação educativa formal e não formal;
– Promover a educação inclusiva pautada nos valores éticos, estéticos, morais, políticos e científicos que lhe são inerentes, como conteúdo que confere significado às relações sociais e culturais que se estabelecem nas ações educativas;
– Proporcionar atividades que englobem gestão, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
– Promover a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Legislação

O curso de Pedagogia se norteia pela resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maior de 2006.
A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, definindo princípios, condições de ensino e de aprendizagem, procedimentos a serem observados em seu planejamento e avaliação, pelos órgãos dos sistemas de ensino e pelas instituições de educação superior do país, nos termos explicitados nos Pareceres CNE/CP nos 5/2005 e 3/2006.
Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.
O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

O pedagogo é um profissional das ciências da educação e da docência, que exerce funções ligadas às diferentes modalidades de ensino, além de atividades em outros setores: escolar, clínico e organizacional.
O curso de Pedagogia forma um profissional amplo, apto para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Inclusiva, na Educação de Jovens e Adultos,no Ensino Médio (Magistério) e setores de Treinamento e Desenvolvimento de empresas.

Clique para conhecer nossas matrizes curriculares:

Pedagogia - modalidade presencial.

Pedagogia - modalidade à distância.

 

 

Base Legal: Autorizado pela Port. nº 875 de 23/02/2001 D.O.U. de 26/02/2000. Pag. 6 – Seção 1
Reconhecido pela Port. MEC nº 916, de 27/12/2018, D.O.U. de 28/12/2018. Pag. 184 – Seção 1

© 2022 UNIFATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram