Login:

AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

Psicologia

O curso de Psicologia da UNIFATEB possui como premissa formar psicólogos responsáveis e com ética, que valorizem e priorizem o estudo, análise e tratamento dos pacientes em suas mais diversas situações através dos métodos científicos e comportamentais. Visando, sempre, a saúde mental e individualidade de cada um, seja para aplicação na área Clínica, Social, Escolar ou Organizacional.

MODALIDADE
Presencial
TURNO NO PRESENCIAL
Noturno
REGIME
Semestral
COORDENAÇÃO DE ÁREA
Profº. Me. Douglas Dal Molin
UNIDADE
Telêmaco Borba
POR QUE ESTUDAR Psicologia?
ONDE VOU TRABALHAR?
QUEM FEZ RECOMENDA!
OUTRAS INFORMAÇÕES

A partir da formação generalista que o curso de Psicologia da UNIFATEB propõe, o profissional  será capaz de articular o conhecimento às suas competências e habilidades para enfrentar os desafios impostos pela realidade onde ele está inserido. A UNIFATEB se propõe a formar profissionais qualificados e competentes para executar e avaliar necessidades de intervenção em diferentes contextos, tais como, consultório e clínicas particulares, hospitais e postos de saúde, escolas, centros de reabilitação, organizações e instituições de ensino e pesquisa, priorizando a saúde e qualidade de vida do indivíduo.

Legislação

Lei Federal Nº 4.119, de 27/08/62 – Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo

Decreto Federal Nº 53.464, de 21/01/64 – Regulamenta a Lei Nº. 4.119, de 27/08/62 que dispõe sobre a profissão de Psicólogo

Lei Federal Nº 5.766, de 20/12/71 – Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências

Decreto Federal Nº 79.822, de 17/06/77 – Regulamenta a Lei nº. 5.766, de dezembro de 1971, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências.

Resolução CFP Nº 002/06 – Estabelece referência para os símbolos oficiais da Psicologia

Resolução CFP Nº 003/07 – Institui a Consolidação das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia. Alterada pelas Resoluções CFP nº 008/08, 001/12 e 045/12. Revogado o art. 85 pela resolução CFP nº 008/13.

As áreas de atuação da Psicologia são diversas, o Psicólogo pode desempenhar suas funções individualmente ou em equipes multiprofissionais em diversos contextos, em instituições privadas ou públicas, organizações sociais formais ou informais. Pode atuar em hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, varas da criança e do adolescente, varas de família, sistema penitenciário, associações profissionais e/ou esportivas, clínicas especializadas, psicotécnicos, núcleos rurais e nas demais áreas onde as questões concernentes à profissão se façam presentes e sua atuação seja pertinente.  A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia.

 

Ao concluir a formação, o Psicólogo deverá providenciar sua inscrição junto ao Conselho Regional de Psicologia – CRP para exercer regularmente a profissão. Esta exigência é legal e necessária, uma vez que a inscrição habilita ao exercício profissional e estabelece as prerrogativas previstas na Lei que regulamenta a profissão. O documento de identificação do psicólogo é a carteira de identidade profissional. A expedição da carteira de identidade profissional é feita pelo CRP, de acordo com o modelo oficial aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP, sendo válida em todo o território nacional como identidade profissional.

© 2022 FATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram