Login:

AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

O que são soft skills?

31 de maio de 202215:41

A faculdade é o ponto de partida para começar uma carreira profissional. E no mercado de trabalho, além da técnica da profissão, existem outros fatores que são importantes na hora de escolher um candidato para a vaga. Dentre esses fatores estão as soft skills.

Mas afinal de contas, o que são exatamente as soft skills? Elas dizem respeito às habilidades pessoais. Apontar essas habilidades no currículo pode te destacar em um processo seletivo e ajudar a equipe de recrutamento a entender se o seu perfil combina com o da vaga.

Para entender melhor sobre este assunto, a sua importância, como desenvolver essas habilidades, dentre outros, continue no nosso texto. Boa leitura!

O que são as soft skills?

As soft skills nada mais são do que as suas habilidades pessoais, referentes ao comportamento social e emocional. Essas habilidades têm influência sobre como você se porta diante de qualquer situação e é por isso que elas são importantes.

Elas são mais subjetivas e não têm uma base técnica, porque se referem a forma como você se comunica e colabora com os outros. Sendo assim, podemos citar empatiaflexibilidade e adaptabilidade como exemplos de soft skills.

É bem provável que quando você for se candidatar para alguma vaga de emprego ou estágio, dentre as especificações que devem estar no seu currículo, apareçam as soft skills. Esse termo é muito utilizado na área de recursos humanos e recrutamento.

Qual a importância das soft skills? 

Ter uma pessoa com as soft skills desenvolvidas traz enormes benefícios para a empresa, pois isso facilita na hora de alcançar resultados e contribui para uma melhor convivência nas equipes. Ter pessoas que saibam se comunicar, trabalhar em equipe e que prezam por um bom relacionamento, por exemplo, contribui para que o trabalho em equipe seja efetivo.

Ter proatividade para resolver problemas com autonomia também é algo que auxilia para que o trabalho seja mais fluido. Vale ressaltar que cada área profissional e cada profissão vai ter habilidades que são mais importantes que outras. Por isso, elas são variáveis.

Quais são as habilidades mais importantes na carreira profissional?

Existem inúmeras soft skills, mas é muito difícil conseguir dominar um grande número delas. Por isso, vale a pena analisar quais têm mais a ver com o seu perfil e com a vaga que você deseja para, a partir daí, conseguir aperfeiçoar cada uma delas.

No geral, existem algumas habilidades que são vistas com frequência nas vagas de emprego e que têm bastante valor no mercado de trabalho. Dentre elas, estão:

  • comunicação;
  • liderança;
  • inteligência emocional;
  • criatividade;
  • colaboração;
  • pensamento crítico;
  • empatia;
  • ética no trabalho;
  • honestidade;
  • resolução de problemas;
  • autoconfiança;
  • organização.

Agora que você conhece algumas das mais importantes soft skills, consegue pontuar quais são as que mais combinam com você? E em quais você acha que precisa melhorar?

Qual a diferença entre soft e hard skills?

Assim como existem as soft skills, existem também as hard skills. A primeira se refere a habilidades comportamentais, já a segunda diz respeito às habilidades técnicas sobre a profissão em questão.

Sendo assim, tudo que você aprendeu durante cursosgraduaçãoespecializações, dentre outros, que oferecem embasamento técnico para executar a profissão, são as hard skills.

Por exemplo: se você vai se candidatar a uma vaga de marketing digital, ter um curso na área, assim como saber usar ferramentas específicas da área são habilidades técnicas da profissão.

Tem como desenvolver soft skills?

Se tem uma coisa bem bacana tanto nas soft skills quanto nas hard skills é que elas podem ser desenvolvidas. Isso ajuda você a se aperfeiçoar naquelas que considera mais importantes para sua trajetória profissional e se destacar no mercado.

Por exemplo: quando o assunto é comunicação, você pode aprimorar ela a qualquer hora e em qualquer conversa que você tiver. Além do ato de falar, a escuta também é importante nessa habilidade, por isso, vale se atentar a isso também. Cada um deve ter seu espaço de fala respeitado e ter atenção ao que diz.

Bacana, não é mesmo? Agora que você já sabe o que são as soft skills, conhece alguns exemplos e sabe que elas podem ser aprimoradas, vale fazer uma autoavaliação para entender aquelas que você tem, as que precisa desenvolver e se tornar ainda mais preparado para o emprego que te espera.

Compartilhe:

© 2022 FATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram