AlunosColaboradoresDocentes

Quando a ci√™ncia encontra a magia do teatro! ūüé≠

7 de junho de 202321:50

Tivemos a oportunidade de prestigiar a peça "Coração em Chagas", do grupo teatral GTC/UEPG. O evento, realizado pelos alunos dos Colegiados de Ciências Exatas, Naturais e Engenharias (CENE), teve como objetivo unir a arte do teatro com conceitos científicos, proporcionando uma forma criativa e interativa de aprendizado.

Tudo come√ßou com a disciplina de Inova√ß√£o e Empreendedorismo. A qual os acad√™micos precisam entender diversos conceitos e, principalmente, que inovar n√£o √© s√≥ ter ideias mirabolantes de cunho tecnol√≥gico. Inova√ß√£o √© algo que causa impacto na sociedade, ajuda as pessoas, ganha mercado e abre portas. ‚ÄúAl√©m do pensamento inovador, ainda foi necess√°rio exercitar o cunho empreendedor, e skills com orat√≥ria com patrocinadores e setores diversos, negocia√ß√£o com grupo de teatro, argumenta√ß√£o com setores internos da IES, log√≠stica, ger√™ncia e engenharia de gente‚ÄĚ, explica a coordenadora do CENE, Kelly Iarosz.

Segundo o professor Geovane Ott, ‚Äúproporcionar momentos como esse para a comunidade acad√™mica faz com que a rela√ß√£o entre arte e ci√™ncia se fortale√ßa em meio a academia e comunidade. Foi uma experi√™ncia incr√≠vel e tenho a absoluta certeza que a semente foi plantada e logo colheremos os frutos na UNIFATEB‚ÄĚ.

A import√Ęncia da conex√£o entre Institui√ß√Ķes de ensino superior para promover cultura cient√≠fica

Estamos em um mundo conectado, onde a ci√™ncia n√£o √© desenvolvida isoladamente. A grande maioria dos trabalhos cient√≠ficos atuais envolvem pesquisadores de mais do que uma institui√ß√£o. Da mesma forma, a divulga√ß√£o cient√≠fica, que tem por fim comunicar resultados e avan√ßos cient√≠ficos com uma linguagem acess√≠vel, n√£o pode se restringir a um √ļnico nicho de produ√ß√£o, e muito menos de difus√£o, sob risco de n√£o atingir sua finalidade. De acordo com dramaturgo e diretor da pe√ßa, Jocemar de Quadros Chagas, ‚Äúa intera√ß√£o entre IESs para a produ√ß√£o e difus√£o de produtos culturais e cient√≠ficos oriundos das interfaces Arte e Ci√™ncia √© bem-vinda, e naturalmente esperada: eu diria que faz parte dos pap√©is de uma IES, al√©m do atendimento aos anseios da sociedade onde est√° inserida, a cria√ß√£o de v√≠nculos e parcerias com outras institui√ß√Ķes, objetivando fins comuns‚ÄĚ.

O evento teve participa√ß√£o da Prefeitura de Tel√™maco Borba. ‚ÄúPara n√≥s √© uma honra ter essa parceria com a UNIFATEB, onde juntos conseguimos fazer mais pela sociedade, unindo a cultura com a ci√™ncia‚ÄĚ - comenta o chefe cultural, √Člyson Gomes.

A apresentação contou com mais de 600 pessoas e arrecadou mais de 500 unidades de sabonetes que serão doados para o Asilo São Vicente de Paula em Telêmaco Borba.

Foi uma noite linda, uma fusão perfeita entre conhecimento e arte, onde a ciência ganhou vida no palco.

Que venham as próximas!

Saiba mais sobre a história do grupo

O grupo de Teatro Cient√≠fico da UEPG surgiu no in√≠cio de 2022, como um projeto de extens√£o, com o objetivo de realizar a√ß√Ķes de divulga√ß√£o cient√≠fica atrav√©s da linguagem do teatro.

Entre os fundadores do grupo est√£o professores que, al√©m de suas tarefas em ensino e de pesquisa em suas respectivas √°reas, tinham experi√™ncias anteriores em teatro, incluindo Teatro Cient√≠fico. A primeira pe√ßa montada pelo grupo √© "Cora√ß√£o em Chagas", uma cria√ß√£o coletiva original, que aborda a tem√°tica da sa√ļde p√ļblica e fala, em espec√≠fico, da doen√ßa de Chagas.

¬© 2023 UNIFATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Ag√™ncia Digital.