Quando a ciência encontra a magia do teatro! 🎭

7 de junho de 202321:50

Tivemos a oportunidade de prestigiar a peça "Coração em Chagas", do grupo teatral GTC/UEPG. O evento, realizado pelos alunos dos Colegiados de Ciências Exatas, Naturais e Engenharias (CENE), teve como objetivo unir a arte do teatro com conceitos científicos, proporcionando uma forma criativa e interativa de aprendizado.

Tudo começou com a disciplina de Inovação e Empreendedorismo. A qual os acadêmicos precisam entender diversos conceitos e, principalmente, que inovar não é só ter ideias mirabolantes de cunho tecnológico. Inovação é algo que causa impacto na sociedade, ajuda as pessoas, ganha mercado e abre portas. “Além do pensamento inovador, ainda foi necessário exercitar o cunho empreendedor, e skills com oratória com patrocinadores e setores diversos, negociação com grupo de teatro, argumentação com setores internos da IES, logística, gerência e engenharia de gente”, explica a coordenadora do CENE, Kelly Iarosz.

Segundo o professor Geovane Ott, “proporcionar momentos como esse para a comunidade acadêmica faz com que a relação entre arte e ciência se fortaleça em meio a academia e comunidade. Foi uma experiência incrível e tenho a absoluta certeza que a semente foi plantada e logo colheremos os frutos na UNIFATEB”.

A importância da conexão entre Instituições de ensino superior para promover cultura científica

Estamos em um mundo conectado, onde a ciência não é desenvolvida isoladamente. A grande maioria dos trabalhos científicos atuais envolvem pesquisadores de mais do que uma instituição. Da mesma forma, a divulgação científica, que tem por fim comunicar resultados e avanços científicos com uma linguagem acessível, não pode se restringir a um único nicho de produção, e muito menos de difusão, sob risco de não atingir sua finalidade. De acordo com dramaturgo e diretor da peça, Jocemar de Quadros Chagas, “a interação entre IESs para a produção e difusão de produtos culturais e científicos oriundos das interfaces Arte e Ciência é bem-vinda, e naturalmente esperada: eu diria que faz parte dos papéis de uma IES, além do atendimento aos anseios da sociedade onde está inserida, a criação de vínculos e parcerias com outras instituições, objetivando fins comuns”.

O evento teve participação da Prefeitura de Telêmaco Borba. “Para nós é uma honra ter essa parceria com a UNIFATEB, onde juntos conseguimos fazer mais pela sociedade, unindo a cultura com a ciência” - comenta o chefe cultural, Élyson Gomes.

A apresentação contou com mais de 600 pessoas e arrecadou mais de 500 unidades de sabonetes que serão doados para o Asilo São Vicente de Paula em Telêmaco Borba.

Foi uma noite linda, uma fusão perfeita entre conhecimento e arte, onde a ciência ganhou vida no palco.

Que venham as próximas!

Saiba mais sobre a história do grupo

O grupo de Teatro Científico da UEPG surgiu no início de 2022, como um projeto de extensão, com o objetivo de realizar ações de divulgação científica através da linguagem do teatro.

Entre os fundadores do grupo estão professores que, além de suas tarefas em ensino e de pesquisa em suas respectivas áreas, tinham experiências anteriores em teatro, incluindo Teatro Científico. A primeira peça montada pelo grupo é "Coração em Chagas", uma criação coletiva original, que aborda a temática da saúde pública e fala, em específico, da doença de Chagas.