Login:

AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

Alunos dedicados + trabalhos científicos = desenvolvimento para a sociedade

25 de agosto de 202214:52

Se tem algo que nós valorizamos aqui na UNIFATEB é a produção de conhecimento. Além dos inúmeros conteúdos que são aprendidos em sala de aula, a pesquisa científica tem um espaço importante dentro da nossa instituição.

Nossos alunos são incentivados a alimentarem discussões com o olhar científico apurado, além de produzirem pesquisas desenvolvidas dentro da UNIFATEB, muitos desses projetos têm causado impactos positivos na comunidade.

Hoje viemos apresentar a vocês algumas das pesquisas de Iniciação Científica UNIFATEB, que, além de desenvolver o olhar científico de nossos alunos, são alternativas para trazer desenvolvimento para a região de Telêmaco Borba. 

Boa leitura!

Energias renováveis e a preocupação com o meio ambiente

Buscar alternativas sustentáveis quando o assunto é a geração de energia é algo muito atual e necessário. Esse pensamento, com uma visão voltada para a proteção ambiental, é extremamente importante porque só assim é possível proteger os bens não-renováveis que ainda estão presentes no planeta.

Dentre as possibilidades de energias renováveis, é muito comum que as pessoas conheçam as energias solar e eólica. Entretanto, nossos alunos voltaram suas pesquisas para uma plataforma geradora de energia. Por meio de dínamos, a pesquisa apresentou a geração de energia elétrica através da energia mecânica.

A ideia dos alunos foi utilizar o movimento das pessoas sobre a plataforma criada para gerar e armazenar energia. Essa alternativa, além de ser uma solução viável para a geração de energia limpa, se mostra eficiente e, em geral, mais acessível.

Esse estudo tem um viés prático que pode ser, em um futuro próximo, instalado em vários locais da nossa região e destacar Telêmaco Borba e a UNIFATEB na criação de geradores de energia renovável!

Desenvolvimento do turismo

Muitos alunos da UNIFATEB, ao desenvolverem seus trabalhos de iniciação científica, pensam em possibilidades de trazer ainda mais crescimento para toda região de Telêmaco Borba. 

Outro trabalho que foi apresentado por um de nossos estudantes foi um projeto voltado para o turismo ecológico na Fazenda Itáytyba Ecoturismo. Com diversas sugestões para inovar os serviços de passeios ecológicos que já existem na região, o artigo busca apresentar alternativas para melhorar os passeios e fomentar o desenvolvimento das atividades turísticas de Itáytyba. 

A importância da preparação dos profissionais da saúde

Muitos trabalhos se destacaram na área da Saúde. Um deles fala sobre a visão de uma aluna do curso de Enfermagem sobre os tratamentos dados para pacientes de UTI em tratamento de hemodiálise

Ao longo da sua observação, foi percebida a importância da preparação acadêmica dos alunos de Enfermagem nos cuidados referentes à nefrologia, área que se destina aos tratamentos de doenças do sistema urinário. 

Com uma graduação de qualidade, os moradores de Telêmaco Borba e região vão poder contar com enfermeiros qualificados em atuação nos serviços de saúde.

EPIC 2022

Em outubro acontece o EPIC, o Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica, que tem como tema “Ciência, Política e Saúde”. Acesse o portal e faça já sua inscrição!  

Você pode participar como autor ou ouvinte.

Vale lembrar que os melhores artigos serão publicados no livro do evento. Não perca essa oportunidade!

Compartilhe:

© 2022 FATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram