Login:

AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

Conheça o universo das pesquisas científicas

13 de julho de 202215:26

Chegando na universidade, os graduandos logo começam a escutar sobre iniciação cientifica, artigos e relatos de publicações! Mas, afinal, você sabe o que tudo isso significa, como fazer e a devida relevância enquanto profissional? 

A iniciação obtém como foco principal a lapidação e evolução do acadêmico, tendo contato direto com a aprendizagem do método científico e técnicas envolvidas. Afinal, ele escolherá uma área para pesquisa, e com a orientação de um docente, desdobrará, documentará e apresentará os fatores colhidos. E estes, contam com a importância de estar mostrando a sociedade, a melhora de algum processo, material, estudo ou serviço. Colocando-se em evidência e destaque em relação ao assunto abordado.  

É importante lembrar que, para iniciar um projeto, é preciso estar devidamente matriculado, ter disponibilidade para o estudo e já ter finalizado a disciplina METEP – Métodos e Técnicas de Pesquisa. 

E COMO posso começar? 

Para dar o pontapé inicial, ainda como graduando ou pós-graduando da UNIFATEB e de outras IES nacionais e estrangeiras, a oportunidade está mais próxima do que imagina! Em outubro acontece o EPIC, Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica, o evento é realizado dentro do Centro Universitário e te dá a chance de compartilhar os resultados de sua pesquisa e adquirir novos conhecimentos através da troca de experiências. Então: 

FIQUE LIGADO! O tema do ano para o evento é: “Ciências, Política e Saúde”.  

NÃO PERCA! Garanta sua participação como autor, inscrevendo seu trabalho ou como ouvinte externo. 

Mais informações: https://www.even3.com.br/epic2022/ 

Realmente posso ter um artigo PUBLICADO? 

Sim, é possível! Como exemplo, trazemos o nosso Professor Doutor, Vagner dos Santos – Engenharia Civil UNIFATEB. Ele realizou recentemente uma publicação internacional, na Revista Mathematics. Com o tema “Dinâmica de um Giróstato”. 

O tema debatido foi escolhido pelo seu colega de pesquisa, Dr. Muhammad Marwan. Contudo, o Prof. Dr. Vagner já estuda a área de dinâmica não-linear e sistemas caóticos desde o mestrado na UEPG, ano de 2013. 

Bom, possivelmente nesse estágio, você esteja se perguntando o que realmente esse artigo fala. E, começando pelo giróstato, o pesquisador explica que se trata de um objeto composto por três sólidos acoplados e que giram com eixos de rotação perpendiculares entre si. Além de que, são utilizados para outras atividades importantes, como para manter satélites e naves estáveis quando se deslocam. Assim como, constata uma das premissas do estudo, mostrando que o objeto está sujeito a oscilações, conhecidas como caos – oscilação do tipo aperiódica e imprevisível no longo prazo. Tal reação, pode comprometer a capacidade do giróstato de cumprir sua função, não mantendo a estabilidade dita anteriormente. 

Para concluir, uma dica valiosa do próprio Prof. Dr. Vagner: “Fazer pesquisa é um ramo que exige bastante dedicação. No início você está começando a estudar um assunto sobre o qual existem pesquisadores que já trabalham a décadas. Então, você geralmente tem muitos conhecimentos para aprender sobre o que já foi feito naquela área antes de começar realmente com a prática de pesquisa. E quando você trabalha em uma área mais quente de pesquisa, precisa estar o tempo todo acompanhando os artigos novos para se manter atualizado”. 

A UNIFATEB congratula a conquista realizada pelo nosso Professor Doutor e aguarda VOCÊ desbravando o EPIC conosco! Não perca esta chance! 

Compartilhe:

© 2022 FATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram