Coordenadores da UNIFATEB participam do Health Connect Summit 2023

24 de agosto de 202314:18

O Health Connect Summit - HCS é um evento cujo propósito é estimular a colaboração entre os participantes dos setores de saúde e a tecnologia no Brasil.

​O HCS é o maior evento de inovação da saúde do Paraná, e é claro que a UNIFATEB não poderia ficar fora disso! A IES foi representada pelos coordenadores: Prof. Esp. Antenor Telles (coord. de Educação Física e Fisioterapia); Profa. Esp. Fábia Theis (coord. do Centro Laboratorial e Técnicos); Profa. Dra. Kelly Iarosz (coord. de Ciências Exatas, Naturais e Engenharias - CENE); e o Prof. Dr. Rodrigo Lima (coord. de Iniciação Científica).

A participação de nossos coordenadores é extremamente relevante. É um evento onde é possível ter uma visão educacional, industrial e financeira de diversos setores que estão conectados com a saúde.

Nas palavras da coordenadora do CENE UNIFATEB, Profa. Dra. Kelly Iarosz, “é possível identificar quais problemas a saúde tem em relação as produções de engenharias, assistir ao evento permite criar conexões entre as engenharias e a área de saúde. Como resultado do HCS 2022 já temos disciplinas de Indústria 4.0 Bio rodando nos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Química e com as informações do HCS 2023 já consigo adiantar que resinas estarão em nosso currículo de optativas em 2024. Isso permitirá uma conexão com o curso de Odontologia”.

O coordenador de Iniciação Científica da UNIFATEB, Prof. Dr. Rodrigo Lima, também já havia participado na edição de 2022 e conta que ficou fascinado com temas como: cirurgia robótica e bioimpressão (impressão de alimentos e de órgãos do corpo humano) e isso o motivou ainda mais a participar da edição de 2023. “Foi possível verificar o interesse das instituições de saúde sobre inteligência artificial e ferramentas tecnológicas que promovam um maior bem estar dos pacientes e que facilitem a coleta e gestão de dados. Notei a preocupação das instituições com a captação de recursos em agências de fomento para a realização de pesquisas científicas, bem como abordagens e tendências em inovação, tecnologias e sobre o futuro do setor da saúde. Agradeço a UNIFATEB pela oportunidade. Foi uma excelente experiência”, comenta o Prof. Dr. Rodrigo.

Durante o evento, palestras e painéis reuniram convidados de diversas partes do Brasil e do mundo, que debateram vários assuntos e apresentaram análises, estudos e novas soluções presentes no setor da saúde. Além disso, nessa 4ª edição do HCS, 10 empresas expuseram seus produtos e serviços em seus stands.

“Surpreso com o que presenciei, mas principalmente em saber o quanto estamos avançados aqui no Paraná, Londrina hoje é um polo na área. Fico muito feliz de participar e ver o quanto a UNIFATEB está andando paralelamente com essa evolução”, finaliza o coordenador Prof. Esp. Antenor Telles.

O HCS tem o objetivo de criar um ambiente propício para fomentar discussões sobre inovação, futuro, tendências, transformação digital, gestão e liderança na área da saúde.  O evento é realizado pelo Polo de Saúde de Londrina e Sebrae/PR, em parceria com a governança Saúde Londrina União Setorial (Salus) e o Arranjo Londrinense das Indústrias de Saúde (Alis).

Em breve nossos coordenadores estarão repassando todo o aprendizado adquiridos no evento.

Seguimos, sempre em busca de inovações para trazer à UNIFATEB.  🚀