Login:AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

Educação Física

O curso de Educação Física da UNIFATEB possui como premissa formar profissionais que promovam a saúde, que busquem melhorar a vida das pessoas através do exercício físico e que preparem atletas de diversas modalidades esportivas.

MODALIDADE
Flex
TURNO NO PRESENCIAL
Noturno
REGIME
Semestral
COORDENAÇÃO DE ÁREA
Profº. Esp. Antenor Quintiliano Telles
UNIDADE
Telêmaco Borba | Tibagi | Ortigueira
POR QUE ESTUDAR Educação Física?
ONDE VOU TRABALHAR?
QUEM FEZ RECOMENDA!
OUTRAS INFORMAÇÕES

A Educação Física se materializa na prática embasando a formação cultural, a educação e a reeducação motora, o rendimento físico-esportivo, o lazer, a gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas, esportivas e inclusão social. O profissional de Educação Física formado por esta instituição de nível superior estará preparado para intervir academicamente nos diversos espaços de promoção da saúde, com ênfase na cultura corporal e em uma ação dinâmica, competente e inclusiva.

Para que ocorram preparação e emancipação profissional dos estudantes do Curso de Bacharelado em Educação Física, serão oportunizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão integradas e articuladas que busquem:

I. Uma formação pessoal, social e cultural para que os mesmos consigam compreender e assumir a responsabilidade no desenvolvimento de uma atitude reflexiva na sua prática profissional; tenham um horizonte cultural amplo para que sejam capazes de relacionar a atividade profissional que exercem com outras áreas do conhecimento e dominem as novas tecnologias e as linguagens próprias de sua época.

II. Uma formação científica e técnica para que tenham conhecimento teórico e conceitual dos conteúdos das ciências do esporte, sendo capaz de integrar a educação física no conjunto de saberes e conhecer o seu papel na sociedade contemporânea; para isso é necessário que tenham conhecimento sólido das diversas linhas de pesquisa em educação física, conhecendo seu desenvolvimento histórico e suas aplicações, assim como um conjunto variado de experiências motoras.

III. Uma formação educacional dirigida ao seu trabalho como professor, ou seja, que esses acadêmicos constituam conhecimentos e competências relativas às dimensões de sua prática profissional, através do uso de narrativas sobre situações de ensino e aprendizagem, da organização dos espaços pertinentes à prática das atividades físicas as suas mais diversificadas esferas, do modo como os professores encaram o seu cotidiano profissional, das suas relações no ambiente de trabalho, de experiências vividas pelos futuros professores ou de observações do cotidiano profissional, nas quais se evidenciam as dificuldades vividas e a forma como resolveram as situações em que estiveram envolvidos, constituindo-se, assim, um recurso interessante de organização e reflexão do conhecimento experiencial à luz da perspectiva teórica.

IV. Uma formação prática que possibilite ao futuro professor tanto a vivência crítica da realidade, como também a experimentação, com a respectiva análise crítica, de novas propostas advindas dos estudos e pesquisas em Educação Física, desenvolvendo assim esquemas de ação que lhes permitam agir em situação complexa de ensino, que pode ser feita por meio de projetos em colaboração com entidades, empresas, instituições e/ou projetos envolvendo atividades de investigação.

O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física, que foram instituídos e são regulamentados pela Lei n. 9.696/1998.

A profissão de Educação Física é controlada pelo CONFEF – Conselho Federal de Educação Física (http://www.confef.org.br/).

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares.

Segundo a CBO, o profissional da Educação Física (código 2241) estará apto a desenvolver, com crianças, jovens e adultos, atividades físicas; ensinar técnicas desportivas; realizar treinamentos especializados com atletas de diferentes esportes; instruir-lhes acerca dos princípios e regras inerentes a cada um deles; avaliar e supervisionar o preparo físico dos atletas; acompanhar e supervisionar práticas desportivas; elaborar informes técnicos e científicos na área de atividades físicas e do desporto.

© 2022 UNIFATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram