Login:AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

De volta à rotina dos estudos

19 de julho de 202215:22

Se você está no time de pessoas que decidiu voltar aos estudos depois de um tempo parado, esse texto é para você. Quando você toma a decisão de voltar para a sala de aula após algum período sem estudar, pode ser que a ansiedade por não conseguir conciliar os estudos com a sua rotina te dê medo. 

Mas não deixe esse medo te parar! Independentemente se você quer estudar para um concurso, voltar para o Ensino Médio, investir em uma graduação ou, quem sabe, uma especialização, é possível! O importante é que você nunca se esqueça: investir na sua formação é transformar a sua história. 

E para que você volte a estudar com segurança e tranquilidade mesmo depois de algum tempo parado, a UNIFATEB chega com várias dicas que podem te ajudar nesse momento. Acompanhe o texto e confira cada uma delas. Boa leitura!

É possível voltar à rotina de estudos depois de um tempo parado?

Claro! A partir do momento que você decide voltar aos estudos, é possível! O primeiro passo é ter vontade e isso já existe. Alguns ajustes na sua rotina para conseguir conciliar as aulas com a sua jornada de trabalho, por exemplo, podem ser necessários.

Mas, com as adaptações certas, você consegue encaixar os estudos no seu dia a dia e buscar cada vez mais conhecimento. Voltar a estudar vai te ajudar a alcançar melhores cargos e salários maiores no mercado de trabalho. 

5 dicas para voltar à rotina de estudos 

  1. Não dê atenção às crenças limitantes

Depois de um tempo parado nos estudos, voltar pode trazer muitas crenças limitantes. “Não vou conseguir”, “não vai dar tempo para estudar”, “está muito difícil” e “não tenho mais idade para isso” são os exemplos mais comuns.

Pensar dessa forma deixa o retorno aos estudos muito mais difícil. Então, esqueça qualquer frase que te leve a esses pensamentos e foque no seu desejo. Para te ajudar nesse processo, encontrar colegas de turma que estejam na mesma situação que você pode ser a virada de chave. Assim, todo mundo se ajuda!

  1. Entenda quais são seus desafios

Como falamos anteriormente, pode ser que você tenha que fazer alguns ajustes na sua rotina ou buscar alternativas que se encaixem melhor no tempo que te sobra. E esse é apenas um dos possíveis desafios que você pode encontrar e, por isso, pontuar cada um deles é fundamental. 

  1. Crie suas próprias metas

Criar pequenas metas dentro do seu objetivo maior pode ser uma forma leve de construir o seu novo momento com os estudos. Por exemplo, estabeleça quantas horas você vai estudar por dia. Assim, você sabe que tem aquele período dedicado aos conteúdos que precisa ver. 

  1. Estruture sua rotina de estudos

Montar uma rotina de estudos pode ser o ponto de partida para você se nortear durante os seus dias e não perder o foco. Dividir a sua atenção entre leiturasaulas exercícios é uma das possibilidades.

A regra é encontrar a forma de estudar que você prefere e, assim que encontrá-la, seguir o processo durante seus dias de estudos.

SAIBA MAIS! Conheça técnicas de memorização para os estudos

  1. Respeite seus limites

Essa deve ser a dica mais importante. Não se sobrecarregar é uma forma de fazer todo esse percurso ser muito mais saudável e fácil de lidar. Se tiver algum dia que o cansaço bater e você não conseguir cumprir com a meta que estabeleceu, não se culpe.

Os imprevistos podem acontecer, mas o esforço que você tem feito até aqui não foi em vão. Valorize todos os dias que você conseguiu concluir os estudos e volte para a sua rotina assim que possível. 

Nunca é tarde para você começar e com essas dicas vai ser mais leve voltar à rotina de estudos depois de um tempo parado. Transforme a sua história através da educação.

Bons estudos!

Compartilhe:

© 2022 UNIFATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram