Login:AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

Dia da Enfermagem

11 de maio de 202216:03

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio. A data escolhida foi para homenagear Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna, nascida neste dia, em 1820.

Já dizia Florence:

“Enfermagem é uma arte: e se é para ser feito uma arte, requer uma devoção exclusiva tão difícil uma preparação quanto o trabalho de qualquer pintor ou escultor; Pois o que é o ter a ver com tela morta ou mármore morto, comparado a ter a ver com o corpo vivo, o templo do Espírito de Deus? É uma das belas artes: Eu quase havia dito, a melhor das belas artes.”

E que arte, não é mesmo?

Sempre soubemos da importância dessa profissão para a sociedade, mas, mais do que nunca, vimos o quanto eles são essenciais nos dois últimos anos em que vivemos uma pandemia com tantas perdas.

Quantos enfermeiros e enfermeiras fizeram plantões de mais de 24h seguidas, alguns moraram em hospitais porque precisavam de muitos profissionais, já que a demanda era grande e os hospitais estavam com super lotação. Que desafio para esses enfermeiros!

Sarita da Silva é acadêmica do curso de Enfermagem aqui na UNIFATEB e trabalhou na comissão de frente contra a covid-19. Ela contou pra gente o quanto foi difícil tudo o que vivenciou dentro dos hospitais. “Vi muita gente chegar e não voltar com vida pra casa. Foi muito triste! É relembrando tudo isso que vejo que a gente, que trabalha na saúde, tem que ter muito amor no que faz. Não é fácil ver tanto sofrimento e permanecer ali, forte e trabalhando. O que me motivava era ver pessoas se recuperando, alguns que “renasceram” na cama do hospital e hoje estão saudáveis. É isso que motiva! Saber que, de alguma forma, eu ajudei essa pessoa a voltar a viver. É muito gratificante!”

E nós, só temos a agradecer por tanto cuidado e amor a profissão!

Em todo o mundo, enfermeiros trabalham incansavelmente para cuidar dos pacientes, em todo lugar e a qualquer momento. Enfermagem é agir na hora certa. É saber do risco, mas ainda assim tentar e dar seu melhor.

Uma profissão que vai além do “ser enfermeiro (a)”, é necessário também ter respeito, competência e uma grande dose de humanidade.

Como disse Liliane Thereza Caser, nossa docente do curso de Enfermagem: “Ser enfermeiro é uma escolha, é ter em suas mãos a oportunidade de enxergar além do que se pode ver e de tocar não somente corpos, mas também almas”.

Parabenizamos todos Enfermeiros por seu preciso trabalho. A vocês, toda nossa gratidão. Feliz dia 12!

Compartilhe:

© 2022 UNIFATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram