Login:

AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

O que é o Metaverso? E o que ele muda na nossa instituição?

11 de fevereiro de 202216:43

Há muitos anos a internet vem mudando as nossas vidas. A interação virtual gerou inúmeras transformações na forma como nos relacionamos, consumimos, estudamos e nos transportamos para vários lugares sem nem mesmo sair de casa. É quase impossível hoje nos imaginarmos sem os recursos que a internet nos proporciona, e assim, ela se tornou imprescindível também para o nosso futuro.

Foi exatamente a partir destas percepções que Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, criou uma nova identidade para sua empresa, batizando a plataforma de “Meta”, nome diminutivo de Metaverso.

Ao fazer o pronunciamento dessa mudança, Zuckerberg explicou “Hoje somos vistos como uma empresa de mídia social, mas em nosso DNA somos uma empresa que constrói tecnologia para conectar pessoas, e o Metaverso é a próxima fronteira”.

Afinal, o que é Metaverso?

O Metaverso pode ser entendido como um mundo virtual, onde as pessoas interagem entre si e com o todo. Você deve estar se perguntando… Mas isso nós já fazemos, não é mesmo?  Sim, já fazemos. No entanto, a diferença é que hoje navegamos pelo mundo virtual através de um perfil criado com nome e foto, no Metaverso faremos isso com um Avatar (bonecos virtuais customizados) em um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e hologramas.

Exemplos de uso do Metaverso e até onde ele pode chegar

Para que você entenda um pouco mais, basta pensar em como funciona o famoso jogo Second Life, primeiro jogo comercial a simular a vida em ambiente 100% digital no qual as pessoas interagem por meio de avatares 3D. O game fez sucesso nos anos 2000 e serve como referência de como seria uma experiência de conexão social no Metaverso.

Sem dúvida a movimentação que a ideia de Metaverso traz é grande, e nos faz enxergar que mais uma revolução na era digital está para acontecer. Muitas empresas já estão investindo nesse universo, e é claro que ele vai impactar muita mais que apenas o entretenimento.

Como uma instituição que está sempre em sintonia com as novas tendências educacionais, aqui na FATEB já utilizamos diversos recursos tecnológicos para proporcionar a melhor educação para os nossos alunos, e sem dúvida já estamos de olho e conectados às mudanças que o Metaverso propõe para a educação.

Metaverso e FATEB & DOM BOSCO

Aqui na FATEB e no colégio DOM BOSCO o futuro já chegou. Erguemos, com orgulho, a bandeira da inovação e o Metaverso já está no radar dos nossos mantenedores.

Em uma missão educacional, no México, os diretores Paula Pontara e Thiago Lopes irão conhecer a famosa TEC – Monterrey. A missão será composta por um grupo de mantenedores de diversas partes do Brasil, dentre eles, os membros da rede de cooperação do SEMESP G7, da qual a diretora geral do grupo FATEB & DOM BOSCO, Paula Pontara, faz parte. O grupo irá fazer uma imersão no campus da universidade mexicana.

Carinhosamente chamado de TEC Monterrey, o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey é um centro educacional tecnológico e de graduação privada, fundado em 1943, na cidade de Monterrey, no México. Foi a primeira instituição educacional da América Latina a se conectar à internet, no ano de 1989. Também é encarregada de manejar o domínio de registro do país, através de NIC México, localizado no campus da cidade de Monterrey.

Somos parceiros da TEC desde 2018, quando a IES ingressou para o Consórcio STHEM Brasil e agora, nesta visita, os diretores esperam ampliar os laços entre as instituições. Além deste propósito, a missão no país latino irá se integrar aos progressos pioneiros da TEC, avançando nas mais diversas tecnologias educacionais. E dentre essas inovações tecnológicas está o Metaverso – o protótipo de um universo sofisticado e intuitivo.

“Pretendemos conhecer o que é preciso para tornar o Metaverso uma realidade, bem como entender como a Tec está trabalhando com esta tecnologia”, afirma Paula Pontara.

Ainda, segundo Paula, o Metaverso é o próximo passo da interação social, porém, mais elaborado e sofisticado do que as redes que conhecemos.

O foco principal é entender como o Metaverso pode ser o grande aliado da educação, incrementando o campus virtual e as práticas educacionais com tecnologias que favoreçam o aprendizado, conclui Thiago Lopes, Diretor jurídico.

Compartilhe:

© 2022 FATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram