UNIFATEB fecha parceria com a Secretaria de Educação para desenvolvimento de projeto de pesquisa científica

12 de julho de 202318:40

Hoje, 12 de julho, os representantes da UNIFATEB Prof. Dr. Rodrigo Lima (Coordenador do Programa de Iniciação Científica - PIC), Prof. Ma. Monica Coutinho Nogueira Telles (Orientadora PIC e docente da Área de Ciências da Saúde) e Rodrigo Otavio Safraiter (Bolsista do Programa de Iniciação Científica e acadêmico do curso de Fisioterapia), reuniram-se na Secretaria Municipal de Educação em Telêmaco Borba-PR, com a Prof. Ma. Edina de Fátima da Cruz Queiroz (Chefe da Divisão de Planejamento de Ensino) e a Prof. Claudia Cristina de Oliveira Gomes (Chefe da Divisão de Administração de Ensino).

O propósito da reunião foi a apresentação da proposta de parceria para desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado "Avaliação postural de crianças na faixa etária de 08 a 10 anos, na Escola Municipal Prof. Bento Mossurunga e Escola Municipal Castelo Branco, na cidade de Telêmaco Borba – PR: estudo de Coorte", que será implementado pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIFATEB Rodrigo Otavio Safraiter, Juliana Dias, Emanuely Guerreiro, Gabriela de Souza Arruda, Gabriely Chagas e Sandra Aparecida Fonseca, sob orientação e supervisão da Prof. Monica.

O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar qual é a prevalência de alterações posturais em crianças 08 a 10 anos, considerando iguais proporções entre meninos e meninas, bem como idade, avaliando também os principais sinais e sintomas dos mesmos. Dentre os objetivos específicos estão: identificar os tipos de alterações posturais predominantes; investigar e descrever a distribuição da prevalência quanto as variáveis idade e sexo; identificar os principais sintomas e sinais aparentes, através de uma boa avaliação postural; descrever posicionamento no sofá, na cadeira do computador, o formato do colchão, na forma de caminhar e uso do celular. Os resultados poderão servir de base para a mitigação de possíveis danos posturais, bem como para encaminhamento dos alunos para atendimento especializado.

É importante mencionar que o projeto passará por avaliação de um Comitê de Ética em Pesquisa cadastrado na Plataforma Brasil do Ministério da Saúde, antes de ser iniciado nas escolas, para resguardar todos os participantes.

A UNIFATEB agradece a Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba pela parceria e confiança depositada! A experiência prática na "vida real" é essencial para a evolução dos nossos alunos.