Enfermagem: é o curso de graduação perfeito para você?

26 de julho de 202317:59

Está pensando em seguir uma carreira em enfermagem, mas não tem certeza se esse é o caminho certo? Então, vamos nos aprofundar nos inúmeros benefícios de obter esse diploma.

A enfermagem não é apenas uma profissão; é um chamado. Se tornando um profissional, você terá a oportunidade de fazer uma diferença real na vida das pessoas, oferecendo cuidados e apoio durante seus momentos mais vulneráveis.

Se você deseja trabalhar em um hospital, clínica, centro de pesquisa ou até mesmo como enfermeiro home care, as possibilidades são infinitas. A enfermagem não só oferece segurança no emprego e salários competitivos, mas também proporciona uma sensação de realização pessoal.

Desvendando o caminho profissional

Ao considerar uma carreira na área da saúde, a enfermagem é uma opção excelente e gratificante. O curso de graduação em enfermagem prepara você para uma profissão desafiadora e empolgante, na qual seu principal objetivo é promover a saúde, tratar enfermidades e cuidar das pessoas. Você precisa de habilidades sólidas e conhecimentos teóricos, e é por isso que escolher a UNIFATEB – um Centro Universitário de qualidade - para realizar sua graduação é fundamental.

Formação em Enfermagem

O curso de Bacharelado tem duração de 5 anos, divididos em 10 períodos semestrais. Você terá disciplinas das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Enfermagem, conhecimentos fundamentais para se tornar um enfermeiro ético e responsável.

Ao longo da formação, você passará por estágios práticos, nos quais terá a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais, obtendo experiência no cuidado e promoção da saúde de indivíduos, famílias e da sociedade. E, aqui na UNIFATEB, a prática começa já nas aulas laboratoriais – em nosso Centro Laboratorial que é o mais completo e inovador da região.

Principais Áreas de Atuação

- Enfermagem Clínica e Cirúrgica

Você atuará principalmente em hospitais, clínicas e consultórios. Neste campo, seu trabalho envolverá o cuidado direto aos pacientes, auxiliando-os em situações de emergência, cirurgias e recuperação pós-operatória. Além disso, você será responsável por orientar os pacientes e seus familiares sobre cuidados e tratamentos necessários.

- Enfermagem Pediátrica e Obstétrica

Nessa área, o foco está na saúde da criança e do adolescente, bem como na saúde da mulher, especialmente no período gestacional e no parto. Você trabalhará em hospitais, maternidades, clínicas e atendimento domiciliar, proporcionando cuidados específicos e adequados para cada fase da vida destes pacientes. Seu papel inclui a prevenção, promoção da saúde e o cuidado humanizado às crianças, adolescentes e gestantes.

- Enfermagem em Saúde Coletiva e Saúde da Família

Trabalhará diretamente com a comunidade, desenvolvendo ações e programas de promoção da saúde, prevenção de doenças e controle de epidemias. O trabalho pode ocorrer em unidades de saúde, escolas, empresas e organizações não governamentais, onde você será responsável por educar a população sobre práticas saudáveis, vacinação e cuidados preventivos.

- Enfermagem em Saúde Mental

O foco é no cuidado integral às pessoas com transtornos mentais, dependência química e em situação de sofrimento psíquico. A área de atuação é em hospitais psiquiátricos, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), comunidades terapêuticas e consultórios, elaborando estratégias terapêuticas junto à equipe multidisciplinar de saúde mental.

Enfermagem na UNIFATEB

A UNIFATEB entende a importância deste papel e se dedica a fornecer uma educação de ponta para aqueles que desejam entrar nesta profissão. Com infraestrutura moderna, centro laboratorial inovador, corpo docente especializado e metodologia de ensino atualizada, a UNIFATEB prepara seus alunos não apenas para serem enfermeiros, mas para serem líderes no campo da saúde.

👉 Conheça mais sobre o nosso curso de ENFERMAGEM clicando aqui.

Ah! E, se depois da leitura, você decidiu começar sua graduação – então não deixa pra depois! Ainda dá tempo de começar seu curso esse mês: inscreva-se já em nosso vestibular!