Login:

AlunosColaboradoresDocentes
A-
A+

No próximo dia 9 é comemorado o Dia do Administrador. Em 1965 a profissão foi oficialmente reconhecida e regulamentada. Mas, você realmente sabe no que consiste a área ou, até mesmo, precisa de um “empurrãozinho” para sair da dúvida? 

Vem com a UNIFATEB e confira detalhes do curso, dia a dia do profissional e exemplos sobre a grande ADMINISTRAÇÃO.

Sendo conhecida por sua versatilidade e eficiência em diferentes carreiras, o profissional que se torna Bacharel em Administração, conta com a oportunidade de atuar em setores como RH, financeiro, marketing, gestão, operacional direto, produção, relações industriais etc. Assim como também, com mais facilidade, realizar a abertura de uma empresa e tornar-se empreendedor.

E, para deixarmos o entendimento e vivência da profissão melhor ilustrado, trouxemos como exemplo dois filmes – isso mesmo, FILMES! Afinal, é uma forma divertida e mais real para refletir, aprender e inspirar.

 1 – O Discurso do Rei

Assumir um cargo novo dentro de qualquer empresa, não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando alguma dificuldade pessoal está envolvida, o que é o caso do personagem dentro do filme, o qual sofre de gagueira.

Através da limitação da fala, o protagonista não conseguia realizar discursos, apresentações e nem ao menos ter sua palavra levada à sério. Então, no longa, eles buscam transmitir que um BOM administrador supera seus limites e obstáculos dentro do possível para alcançar o sucesso.

Sem mais spoilers, assista o filme e confira como se dá o desfecho dessa história, quem é esse famoso príncipe e como ele, de fato, conseguiu se tornar um líder de prestígio e referência da época.

 2 – Jobs

Sem tantos comentários necessários, o filme mostra a história de Steve Jobs, criador da Apple. É demonstrado desde sua adolescência até tornar-se um dos maiores e mais admirados empreendedores dos últimos tempos.

É importante citar que, com “Jobs”, você pode refletir sobre os passos que precisam ser dados; e, ao mesmo passo, retirando aprendizado dos erros que o protagonista comete, para que também tenha êxito em sua vida pessoal.

E aí, já está mais animado e motivado para iniciar o curso? Dentro da UNIFATEB você o encontra na modalidade presencial e EAD, ambos com duração de 4 anos e contando com toda a estrutura, qualidade e direcionamento que você precisa.

Fechando com chave de ouro, todo este desenvolvimento se faz em homenagem aos profissionais de ADM, principalmente aos nossos colaboradores da área, professores, graduandos e egressos. ♥

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis da modalidade EAD estão promovendo para os alunos mais uma semana de experiências voltadas para o universo de atuação dos profissionais dessas áreas. O foco desse ano é o mercado de trabalho e os desafios que a administração e a contabilidade contemporânea vêm enfrentando nos últimos anos.

“A semana de Administração e Ciências Contábeis reflete a atenção que se faz necessária para o efetivo aproveitamento de novos aprendizados neste novo cenário, com o objetivo de trazer de uma forma prática o conhecimento a toda comunidade acadêmica” comenta a professora Sandra Mendes, do curso de Administração EAD.

Os temas desse ano serão voltados para processo de entrevista e apresentação pessoal, elaboração de currículo e comportamento, como elaborar apresentações e planilhas de impacto e eficazes e como realizar declaração de imposto de renda. A escolha dos temas foi feita pelo colegiado de Administração e Ciências Contábeis da modalidade EAD.

A Professora Emanuele Hartman, tutora do curso de Ciências Contábeis, afirma que os “os conhecimentos trabalhados durante o evento são necessários e essenciais para ambos os cursos e para a vida acadêmica e profissional”.

Reunir a comunidade acadêmica em eventos como esse é promover conexões entre os alunos e a sociedade, trazendo à luz discussões e conceitos relevantes, criando situações de aprendizagem diferenciadas, que possam motivá-los cada vez mais em relação aos seus cursos.

Programação Completa

DATA: 13/09

TÍTULO: Entrevista e Apresentação Pessoal

PALESTRANTE: Camila Cristiane Ferreira Padilha

DATA: 14/09

TÍTULO: Tudo o que você precisa saber para montar uma apresentação de slides profissional.

PALESTRANTE: Patrícia Gaspare

DATA: 15/09

TÍTULO: Como declarar o imposto de Renda de Pessoa Física

PALESTRANTE: Glazieli de Paula Siqueira

DATA: 16/09

TÍTULO: Elaboração de Currículo e comportamento

PALESTRANTE: Caroline Delmonico

DATA: 17/09

TÍTULO: Fórmulas e Truques do Excel

PALESTRANTE: Harrisson Andretta de Moraes

* Assista todas as palestras pelo nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC-gR-r0Kq36ZFBourUsskQw

Tem quem pense que não, mas administração e empreendedorismo são duas coisas que andam de mão dadas. Quando esses dois conhecimentos se unem, a chance de sucesso é bem grande.

Empreender tem se tornado uma atividade cada vez mais comum — e uma vontade de muitas pessoas também. Esse desejo de se tornar um empreendedor pode ser motivado, principalmente, pela busca da independência financeira e controle de carreira.

Quando aparece a vontade de se aventurar nesse mundo, algumas dúvidas podem surgir. Por isso, se você já pensou em ser empreendedor, mas não sabe por onde começar, ou se pensa em fazer um curso de administração, essa leitura é para você!

Conversamos com Diogo Macenhan, professor do curso de Administração da FATEB, e ele falou sobre o curso, quais as possíveis atuações do administrador, bem como a relação de administração e empreendedorismo. Boa leitura!

O curso de Administração

A faculdade de Administração tem a duração de 4 anos. Durante o curso, os alunos são apresentados a diversas ferramentas e técnicas que têm o objetivo de levar melhorias para a empresa.

Em outras palavras, a administração se faz presente dentro de uma instituição para otimizar os processos que ela executa. Dessa forma, você poderá enxergar melhorias no tempo gasto nas atividades e nos resultados.

Como é o mercado de trabalho do(a) administrador(a)?

São diversas as áreas de atuação do administrador. As principais são:

No que se refere a média salarial desse profissional, o professor Diogo Macenhan ressalta que no Brasil não existe uma legislação sobre o piso salarial para administradores. Entretanto, ele afirma que recém-formados podem receber por volta de R $2.500,00. Já quem tem, pelo menos, 2 anos de experiência, o salário pode chegar a R $6.000,00.

A relação entre administração e empreendedorismo

 Administração e empreendedorismo são coisas complementares. Para empreender bem é preciso saber administrar. O professor Diogo lembra, ainda, que a Administração fornece diversas ferramentas para os empreendedores conseguirem fazer análises de detalhes que são muito importantes dentro do negócio.

Dentre essas ferramentas, estão o Business Model Canvas, Análise SWOT ou Matriz FOFA, Plano de Negócios, Plano de Marketing, Missão, Visão e Valores.

Com esses recursos você consegue analisar o mercado com eficiência e, assim, tem uma visão mais ampla e estratégica em relação ao seu empreendimento.

Se a sua vontade é contribuir para o sucesso de empresas, cursar Administração é a resposta. Aqui na FATEB você encontra um curso completo e atualizado, com os melhores professores e todo o suporte para te preparar para o mercado de trabalho.

Faça já a sua inscrição!

A Fateb inova mais uma vez! 💪✔

Inauguramos no dia 13/04, o espaço SERFATEB (Serviço-Escola), que oferecerá à população Clínica de Psicologia e unificando com os serviços jurídicos já ofertados pelo NPJ e CEJUSC, todos com profissionais altamente qualificados. ⠀

Os ambientes foram pensados em detalhes e trabalhados com muito carinho para tornar o local ainda mais aconchegante e receptivo.💚

Então aqui nossos acadêmicos terão a oportunidade de praticar tudo que aprenderam na teoria, atendendo pacientes e clientes com a qualidade que eles merecem 

Vale muito a pena conhecer!

Clique aqui e veja todas as fotos 

▶ Diante da situação que estamos vivendo, da pandemia, da necessidade à atenção à saúde mental e a possibilidade de desenvolver e aplicar os conhecimentos aprendidos na graduação, nossos acadêmicos do curso de Psicologia, juntamente com o corpo docente, faz hoje, 18 de junho o lançamento oficial do Projeto SOS PSICO – Sentir Ouvir Significar. ❤

O projeto tem como principal objetivo realizar ações de promoção de saúde frente à pandemia e aos impactos do isolamento social em estudantes da FATEB e comunidade da cidade de Telêmaco Borba-PR e também oferecerá um trabalho de apoio psicológico durante e após a pandemia.


Porque quando falamos de saúde mental, discutimos muito além da presença ou ausência de doença física. Falar de prevenção de doenças, melhorar a qualidade de vida por meio de estruturas físicas, do lazer, da atenção social, da educação, pensar no cotidiano e na integralidade do ser humano, é tratar de saúde mental. Dentro disso, ainda se destacam as emoções, relacionamentos e comportamentos, por exemplo (HELOANI; capitão, 2003).


Para ler mais sobre este tema e saber informações sobre o projeto, clica aqui para acessar a página do projeto no site da FATEB: http://abre.ai/sospsico

Hoje (20/03), foi dia de cuidar da mãe terra, que tanto nos traz vida e nos dá tudo que temos.


Os acadêmicos de Administração, Pedagogia e Técnico em Enfermagem da FATEB, assim como os alunos do Terceirão do Colégio Dom Bosco acompanhados por professores, participaram da Remada Ambiental da Klabin, com o objetivo de recolher lixos acumulados ao redor do nosso rio Tibagi.


Equipes da Klabin, corpo de bombeiro, Sanepar, Copel, Tibagi Aventuras, Revita, escoteiros e guarda mirim também estiveram presentes, e orientados por profissionais e, devidamente equipados com EPI’s, percorreram 4km em um bote, remando ao longo do rio para fazer as coletas dos resíduos. Também fizeram a separação correta dos mesmos, tiveram orientações e palestras sobre o meio ambiente e toda estrutura necessária para que este mutirão fosse um sucesso como foi.


Parabéns a Klabin pela iniciativa e a todos os envolvidos.

Metodologias ativas em prática na FATEB

Hoje (26/02), os acadêmicos do 3° Período de Psicologia participaram de uma oficina de ideias no Laboratório de Prototipagem, junto com as professoras Luciana e Gladerez. Enquanto isso, os calouros de Engenharia assistiram a um workshop com o tema “A nova geração de engenheiros para um mundo exponencial”.

Nesta noite, também aconteceu a primeira Reunião Organizacional do JIF – Jogos Intercursos da FATEB, com todos os acadêmicos de Educação Física.40

Clique aqui e confira todas as fotos. 

Orgulho em dobro é o que nos define hoje.

Nosso professor do colegiado de direito, Vitor Hugo B. Fogaça defendeu sua tese de doutorado e foi aprovado!
Segundo ele “Discutir o suicídio em um programa de doutorado interdisciplinar foi um grande desafio, mas o resultado final mostrou-se absolutamente gratificante. Penso que nós que estamos dentro da academia não podemos nos furtar em estudar políticas públicas – foco de minha tese – especialmente diante de um cenário de desmonte nas estruturas básicas de proteção aos direitos fundamentais. Minha tese, mais que um estudo científico, é uma denúncia social do descaso do Estado brasileiro em se promover a prevenção do suicídio.”

Assim como tivemos a obtenção do título de mestre pelo professor Douglas Dal Molin, do colegiado de Psicologia, com sua dissertação “As contribuições da Justiça Restaurativa na execução das medidas socioeducativas de privação e restrição de liberdade no município de Ponta Grossa – PR.” Ambos os títulos foram obtidos no programa de pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG.

Missão cumprida!
Criado no ano de 2003, pela desembargadora, Joeci Machado Camargo, o Projeto Justiça no Bairro tem como principal finalidade a descentralização da prestação jurisdicional, sem custos, levando acesso à Justiça para a população economicamente vulnerável. Valores estes que a FATEB acredita e apoia com muito empenho.
Este ano, toda a estrutura da edição do Projeto em Telêmaco Borba foi sediada na FATEB, com auxílio de vários colaboradores, professores e também dos acadêmicos de Direito, que ficaram a disposição da equipe do Projeto e contribuíram significativamente para a realização do mesmo.

Foram 5 dias de prestação de serviços à comunidade da nossa cidade e dos municípios vizinhos, dentre eles emissão de RG, reconhecimento de paternidade, casamento, teste de DNA, divórcio, pensão alimentícia, entre outros.
Parabéns a Drª Joeci, pelo maravilhoso projeto, e a todos os envolvidos e voluntários que colocaram em prática tudo o que foi proposto, com muito empenho e dedicação!

No dia 23/02 tivemos as duas últimas aulas inaugurais: Ciências Contábeis e Educação Física.
Na de Contábeis tivemos a presença do Delegado Regional de Contabilidade, da delegacia de Telêmaco Borba, Helder Alves de Moraes, que discutiu sobre a importância da profissão no mercado de trabalho e também Mauro Luís Moreschi, representante do CRC no Colégio Vogal da Junta Comercial do Paraná, que explicou sobre a redução burocrática na abertura e manutenção das atividades das empresas.
Na aula Inaugural de Educação Física, como tivemos a palestra do Brou Brutos, a aula contou com o Coordenador do Curso, Professor Ricardo Domingues Ribas, falando sobre a importância da profissão, sobre as diretrizes pedagógicas da Instituição e os direitos e deveres dos acadêmicos.

© 2022 FATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram